Em um post anterior sobre a frequência 432Hz eu fiz a menção sobre o número Phi.
- Phi é na verdade a pronuncia da letra "f" grega (inicial do nome Fídeas, o grande escultor e arquiteto grego responsável pela construção do Partenon, em Atenas. Vou explicar mais à frente porque recebeu a inicial de Fídeas).
O
misterioso Phi também pode ser conhecido como número de ouro, ou como a divina proporção, por conta das suas incontáveis aplicações. Muitos já afirmaram como
sendo "uma oferta de Deus ao mundo".
Phi
equivale à dízima periódica: 1,61803398...
Durante
anos e anos o homem sempre esteve à procura da beleza perfeita, em busca da proporção ideal.
Os gregos então criaram o retângulo de ouro (daí que veio o nome "número de ouro"), ele era um retângulo, do qual havia proporções (do lado maior dividido pelo lado menor) e a partir dessa proporção tudo era construído. Foi assim que Fídeas fez o Partenon (nada mais junto que receber o nome dele, né?).
Os gregos então criaram o retângulo de ouro (daí que veio o nome "número de ouro"), ele era um retângulo, do qual havia proporções (do lado maior dividido pelo lado menor) e a partir dessa proporção tudo era construído. Foi assim que Fídeas fez o Partenon (nada mais junto que receber o nome dele, né?).
A
profundidade dividida pelo seu comprimento ou sua altura seguia uma proporção
ideal de 1,618.
A proporção é tão ideal,rs, que os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada
pedra era 1,618 maior do que a pedra de cima. Desde a base até o topo.
A proporção é tão ideal,
E as curiosidades não param por aí!
Em 1200, Leonardo Fibonacci, um matemático, criou aquela que é
provavelmente a mais famosa sequência matemática: a Série de
Fibonacci.
(No mesmo post que eu mencionei Phi eu também mencionei a série de Fibonacci)
Fibonacci chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores.
(No mesmo post que eu mencionei Phi eu também mencionei a série de Fibonacci)
Fibonacci chegou a uma sequência onde um número é igual a soma dos dois números anteriores.
Explicando melhor:
- 1
- 1+1=2
- 2+1=3
- 3+2=5
- 5+3=8
- 8+5=13
- 13+8=21
- 21+13=34
Representação visual da espiral de Fibonacci |
Assim continua por diante..
E o quê isso tem a ver? É aí que entra a 1ª "coincidência":
A proporção de crescimento média dessa série é 1,618. Os números até variam um pouco às vezes pra cima ou pra abaixo, mas a média é de 1,618.
Exatamente
a da divina proporção!!
Partindo daí, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas bem interessantes:
Partindo daí, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas bem interessantes:
- A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colméia é de 1,618;
- A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618.
Essa proporção não fica limitada só aqui na Terra, não!
Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral (que nem a série de Fibonacci) seguindo à proporção de 1,618.
Por isso, o número Phi ficou conhecido como a divina proporção. Porque os historiadores sempre descreveram e ainda descrevem que foi a beleza perfeita que “Deus” teria escolhido para fazer o universo inteiro.
Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral (que nem a série de Fibonacci) seguindo à proporção de 1,618.
Por isso, o número Phi ficou conhecido como a divina proporção. Porque os historiadores sempre descreveram e ainda descrevem que foi a beleza perfeita que “Deus” teria escolhido para fazer o universo inteiro.
Por volta de 1500 com o Renascentismo, a cultura clássica retornou à moda. Michelangelo e Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram essa proporção natural nas suas obras.
Mas Da Vinci* foi mais longe. Como cientista, ele pegava cadáveres para medir a proporção do seu corpo e descobriu que nada obedece tanto a Divina proporção quanto o corpo humano. A obra prima Divina.
E Foi assim que surgiu o Homem Vitruviano.
*(sempre Leonardo Da Vinci, né? Aqui tem um post onde ele também é mencionado mas diante à outro assunto)
"O Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci. 1490, Lápis e tinta sobre papel. |
Por exemplo:
- Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é 1,618.
- Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central . O resultado é 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado é 1,618.
O número Phi é a ponte que interliga a Vida à Matemática.
Pelo menos é nessa perspectiva mais "bela" que eu prefiro acreditar..
Mas e você?
Você não acha que também poderia ser uma programação criada no mundo em que vivemos?
Será que o número Phi na verdade é um padrão de uma codificação que encontramos na matrix?
Pelo menos é nessa perspectiva mais "bela" que eu prefiro acreditar..
Mas e você?
Você não acha que também poderia ser uma programação criada no mundo em que vivemos?
Será que o número Phi na verdade é um padrão de uma codificação que encontramos na matrix?
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