Leonardo da Vinci, que era um iniciado, decidiu imortalizar através da pintura toda a simbologia astrológica e numerológica contida nos ensinamentos do cristianismo esotérico, deixando este registro no quadro "A Última Ceia" (a última refeição de Jesus antes da crucificação).
Um livro chamado "Leonardo Astrólogo", escrito pelo astrólogo Pedro Tornaghi, nos trás uma interpretação única deste famoso quadro.
A pintura é interpretada como um grande tratado astrológico. Toda a astrologia está representada na pintura.
De acordo com Tornaghi, o genial artista italiano no século 15 retratou a posição de cada membro da Santa Ceia de forma com que se relaciona com a personalidade dos 12 signos do zodíaco. Deste modo, cada apóstolo ao lado de Cristo representa um signo do zodíaco.
De Áries a Peixes, na ordem da direita para esquerda (porque era nessa configuração na qual Da Vinci construía suas obras)*.
*Vale lembrar que: A ordem que sempre usarei para falar dos apóstolos será da direita para a esquerda.
Leonardo além de associar os apóstolos aos doze signos, ele estampou as características humanas através das cores, gestos, olhares e expressões.
Na astrologia, os signos são divididos em quatro grupos de acordo com as estações do ano, e Da Vinci representou esta divisão organizando os apóstolos em quatro grupos de três, de forma clara e inconfundível.
Sabemos também, que na Astrologia cada signo possui o seu oposto, conhecido como seu signo complementar.
Para descobrirmos qual é o signo complementar do nosso é bem simples, basta usar o próprio método que Da Vinci usou ao representar na pintura:
Da Vinci, com Jesus ao centro, separou os primeiros 6 meses em um grupo de apóstolos (vou chamá-lo de grupo A) e os outros 6 em outro grupo (chamarei de grupo B). O primeiro signo do grupo A, que é Áries, é o signo complementar do primeiro signo do grupo B, que é Libra. O segundo do grupo A é o complementar do segundo do grupo B, e assim sucessivamente...
Os Apóstolos e os Signos:
Agora vou falar da interpretação e suas características de cada Apóstolo na pintura, que como já foi dito, estão separados em quatro grupos:
Simão, Judas Tadeu, Mateus,
Felipe, Tiago Menor, Tomé,
João, Judas Iscariotes, Pedro,
André, Tiago Maior, Bartolomeu.
Simão (Áries)
Portanto, quem está na cabeceira da mesa é Simão, correspondente ao signo de Áries. Signo de ação, da agressividade, de quem gosta de impor suas vontades, de liderar e competir. Simão indica com as mãos a direção a tomar, para agirem conforme a vontade e coragem cardeal de Áries.
Áries rege a cabeça na anatomia astrológica, e a testa de Simão é bem realçada na pintura, assim como seu traje vermelho que é a cor do Fogo, o elemento desse signo.
Judas Tadeu (Touro)
Signo caracterizado pela teimosia. O olhar de Judas Tadeus na Última Ceia mostra desconfiança. Ele deixa transparecer seu conservadorismo, sua capacidade de tolerar o trabalho pesado. Sua força está concentrada no pescoço, além de que no corpo humano, Touro rege o pescoço e a garganta, e o de Judas Tadeu está bem destacado.
Sua mão esquerda, apoiada na mesa, simboliza o mundo concreto. A outra, estendida, colhe as virtudes celestiais. Veste-se de marrom, a cor do elemento Terra, que rege Touro.
Mateus (Gêmeos)
Mateus vem em seguida, correspondendo a Gêmeos, signo duplo que necessita de interação com as pessoas e de colher informações. Mateus tem as mãos dispostas para um lado e o rosto para o outro, revelando a dinâmica geminiana de querer falar e ouvir à todos ao mesmo tempo.
Signo também caracterizado pela jovialidade, esperteza, dúvidas, inconstância de humor e, principalmente, capacidade de comunicação. E Mateus era repórter e historiador da vida de Jesus, onde Gêmeos, que rege a casa III, o setor de comunicação e conhecimento.
As vestes de Mateus são de cor azul, cor do céu, do elemento Ar, regente de Gêmeos.
Felipe (Câncer)
Felipe, o Canceriano. Câncer é caracterizado pela necessidade de proteger, de agradar. É ligado à família, ao passado. É ingênuo e inseguro. Na Última Ceia, suas mãos em direção ao peito mostram a tendência canceriana para acolher, proteger e cuidar das coisas.
Regido pela Lua, Câncer trabalha com o sentir e com a caridade; Sua postura, curvada, demonstra flexibilidade e adaptabilidade, como se estivesse se oferecendo para alguma tarefa.
Tiago Menor (Leão)
Signo caracterizado pela beleza, elegância, brilho, criatividade, necessidade de ser o centro das atenções. Mas é também o signo do egocentrismo e da dramaticidade. Na Última Ceia, Tiago Menor está numa posição quase central e afasta os apóstolos ao seu redor para que fique bem visível, ele se impõe nesse gesto confiante, centralizando atenções.
Possui o semblante mais belo de toda a cena, mais belo que o de Jesus, que não foi pintado por Da Vinci, mas por um de seus discípulos.
Expressa-se com elegância, mas também com prepotência. Seu cabelo, barba e roupa demonstram seu zelo pela aparência.
Tomé (Virgem)
Atrás de Tiago Menor, quase que escondido pois quem critica não pode estar sujeito às mesmas críticas, está Tomé, que apesar de modesto, não deixa de expressar o lado inquisitivo e crítico de Virgem.
Com o dedo em riste ele contesta diante de Cristo. Afinal, foi Tomé quem quis ver Jesus para crer.
Esse signo é caracterizado pela busca da perfeição, pelo detalhismo, crítica e capacidade de organização e limpeza.
Tomé está olhando para a ponta do seu dedo indicador em riste, seu olhar significa a inclinação para apontar os erros dos outros. Esse é o dedo de Júpiter, deus que na mitologia grega, ditava o que era certo e errado.
João (Libra)
Libra é simbolizado por João, o discípulo amado de Jesus. Signo caracterizado pela vaidade, pelo equilíbrio, pela sociabilidade e por preocupar-se em agradar a Deus e ao mundo. É simbolizado pela balança, que nada faz além de pesar as opiniões, obtendo o ponto médio. Com as mãos entrelaçadas, ele pondera e considera todas as opiniões antes de tomar posições.
Libra rege a casa VII, é o setor do outro e isso requer imparcialidade e diplomacia.
Libra é o único signo representado por um objeto inanimado, o que significa que João não coloca o seu "Eu" em questão. Na última Ceia, ele traja roupas em tons pastéis, próprios de Libra. Sua cabeça pende para o lado, seus olhos estão fechados, como o símbolo da Justiça.
Judas Iscariotes (Escorpião)
Judas Iscariotes é representando por Escorpião. Signo caracterizado por uma personalidade profunda, observadora, transformadora e sexualizada, que possui a capacidade nata de ser um estrategista, um administrador, de controlar seus sentimentos e de lidar com dinheiro. Na pintura, com uma das mãos ele segura um saco de dinheiro, pois era o organizador das finanças da comunidade dos apóstolos.
Escorpião rege a casa VIII, que trata dos bens e valores dos outros
É um signo que admira tudo que está ligado aos poderes psíquicos.
Na Última Ceia, Judas Iscariotes está posicionado de forma que possa observar com cautela. Seus olhos e seus ouvidos estão atentos e com a outra mão ele bate na mesa, protestando.
Suas cores, o azul e o branco, são as do elemento Água, regente de Escorpião.
Pedro (Sagitário)
Pedro, o Pescador de Almas. Signo caracterizado pela necessidade de buscar a sabedoria. O sagitariano geralmente é um especialista naquilo a que se dedica. Baseia sua filosofia de vida na leitura de livros.
Quando encontra sua verdade, torna-se cego a outras idéias.
Na Última Ceia, Pedro é um homem de idade, o que revela experiência. Seu olhar fixo em Jesus demonstra sua sede de conhecimento. Segura uma faca em sua mão direita, o que demonstra agressividade na defesa de seus ideais.
Sagitário rege a casa IX, setor das leis, religiões e filosofia. Seu dedo aponta, como a flecha do centauro símbolo de Sagitário, para Jesus – a meta de Sagitário é espiritual, e foi Pedro quem fez o dogma e instituiu a lei da Igreja.
André (Capricórnio)
André representa Capricórnio. Um signo que é caracterizado pela desconfiança, ceticismo, rigidez, responsabilidade, seriedade e profissionalismo. Representa a autoridade e o amadurecimento pelo tempo. Na Última Ceia, seus cabelos e barbas brancas e seu semblante sério mostram a relação de Capricórnio com o tempo e a sabedoria.
André está com as mãos em posição de defesa, simbolizando o pai que defende seus filhos da malícia do mundo que ele conhece bem. Seu olhar é de desconfiança, como se questionasse as intenções que se escondem por trás dos fatos.
Tiago Maior (Aquário)
Tiago Maior, Aquariano, que debruça uma de suas mãos sobre os ombros de André, num gesto amigável.
Este signo é caracterizado pela fraternidade, inteligência, ideologia, inventividade, necessidade de ser diferente, pela defesa dos direitos humanos e pela rebeldia. Não gosta de ser o centro das atenções, mas é político, adora ensinar e pregar a necessidade de viver em coletividade.
Na pintura, Tiago Maior é representado por um tipo relaxado com sua aparência, com a barba e cabelo mal cuidados. Abraça seus companheiros e empurra-os para o centro enquanto visualiza o conjunto, percebendo ali o trabalho em grupo liderado pelo Mestre.
Aquário rege a casa XI, que é o setor dos grupos, amigos e esperanças.
Bartolomeu (Peixes)
O último da mesa é Bartolomeu, que representa Peixes. Seus pés estão em destaque, que são regidos por Peixes na anatomia astrológica.
Este signo é caracterizado pela sensibilidade, tendência ao auto-sacrifício, instabilidade, fantasia, imaginação, necessidade de aceitação e é emotivo.
Com as mãos apoiadas, revela devoção envolvido pelo clima desse último encontro.
Além do que dizem, sobre o signo de Peixes ser a junção de todos os signos, e isso está sendo representado pela sua postura debruçada tentado a participar de toda as conversas à mesa.
Seu regente é Netuno, que reinava sobre os oceanos. O signo de Peixes absorve toda negatividade do ambiente em que vive, da mesma forma que o mar recebe da humanidade tudo que é preciso eliminar.
E assim está o olhar de Bartolomeu, absorvido pelo que acontece à todos.
Ele veste-se de verde e azul, as cores do mar e do elemento Água, regente de Peixes.
Outros detalhes:
A pintura de Da Vinci, também expressa outros detalhes da astrologia além dos signos.
Como sabemos, a Astrologia divide os signos em elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, onde nesta obra estão representados pelos quatro tapetes persas em cada parede.
E em Qualidades: Cardinal , Fixo e Mutável representadas pelas três janelas ao fundo da cena.
No livro de Pedro Tornaghi, ele conta que só prestou atenção a essa interpretação da pintura de Leonardo Da Vinci, depois de ser sugerida pelo jovem francês de 12 anos, filho de sua mestra em Astrologia, Emma Costet de Mascheville.
"Numa determinada tarde, um dos filhos dela apontou para a parede onde havia uma reprodução de 'A Última Ceia' de Da Vinci e observou: 'Mamãe, tudo o que você tem falado de astrologia por todos esses anos está neste quadro'", disse o astrólogo.
Espero que, assim como eu, tenham gostado dessas informações.
Lembrando que tudo o que foi dito acima não passa de uma das grandes interpretações de um dos grandes quadros que Leonardo já pintou.
Você pode considerar como coincidência, ou quem sabe, como eu, ver que a religião está mais envolvida em forma de transpassar conhecimentos do que já acreditava!
Obs: Que me perdoem os escorpianos religiosos, e culpem o Leonardo da Vinci! Hahahaha.
Foto e informações retiradas da internet.
Amei o artigo, estou nesta busca, sei que existe sempre algo a se aprender. Muito Obrigada por compartilhar... e continuo na busca.
ResponderExcluirTexto maravilhoso, adorei!
ResponderExcluirsem ter lido antes esse artigo, algo em meu pensamento dizia que o quadro da última ceia eram os 12 apóstolos com cada signo do zoďíaco, e que Jesus queria que tôdos vivessm com amor e fraternidade...
ResponderExcluirExcelente artigo,vai de encontro com meus estudos. Estas pinturas e textos transmitem muito conhecimento codificado. Grato pela postagem, mantenha sempre acesa a chama!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirmuito bom, estou procurando as 12 portas que temos abertas para o universo
ResponderExcluir